• .
  • Cerrado Bahia

Notícias

27/11/2018 20:30

Agroecologia movimenta stand do Meio Ambiente na Feira de Agricultura Familiar

Como a agroecologia pode contribuir no processo de regularização da propriedade rural familiar? Essa foi a pergunta central da Oficina realizada pela Sema, no dia 27 de novembro de 2018, no Seminário de Agroecologia para Sustentabilidade na Agricultura Familiar, dentro da FEBAFES.

A atividade contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas, entre agricultores, produtores, professores, técnicos de órgãos ambientais, estudantes e pesquisadores que tiveram momentos para compartilhar conhecimentos e experiências sobre práticas agroecológicas e ações sustentáveis que conhecem e que realizam em suas localidades. Na oportunidade foram apresentados, trabalhados e distribuídos os materiais didáticos “Álbum da Sociobiodiversidade da Bahia", “Como Cultivar Alimentos Plantando Floresta" e “ Saberes e Práticas: Tecendo Experiências Socioambientais do Cerrado Baiano".

Durante a oficina foram discutidos temas como as áreas produtivas podem se tornar resilientes para enfrentamento às mudanças climáticas, importância do conhecimento tradicional nas praticas rurais, alimentação saudável livre de veneno, tecnologias sociais e os elementos da sociobiodiversidade baiana, políticas públicas para os agricultores e agricultoras familiares, os passo e a importância do cadastramento no CEFIR. Na oportunidade, foi realizada uma exposição de elementos da sociobiodiversida simbolizando todo o público da oficina, a biodiversidade e as comunidades tradicionais.

Para Silvana Canário, da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade, a oficina foi uma oportunidade de discutir novas possibilidades às áreas produtivas, recuperação de áreas degradadas através de sistemas agroflorestais, e a valorização dos diversos saberes. “Os materiais didáticos apresentados na atividade são instrumentos de apoio para a sociedade e é uma forma de valorizar os trabalhos que são desenvolvidos por atores e atrizes sociais que estão nos diversos territórios da Bahia"
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.