• Cerrado Bahia

23/11/2018 15:46

Bahia participa de encontro nacional de restauração ecológica

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) representou a Bahia na II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais, até o dia 23 de novembro. A segunda edição da SOBRE 2018, tem como temas "O ganho de escala na restauração ecológica" e reúne técnicos, gestores e sociedade civil para discutir as melhores práticas e processos de tomada de decisões e legislação relacionadas com a restauração ecológica.

Representando a Sema, o diretor de Biodiversidade e Florestas, Murilo Figueredo, contribuiu para o evento apresentando a experiência do Programa de Regularização Ambiental no Estado da Bahia." Como um dos primeiros estados brasileiros a implementar o programa, a Bahia acumula dados que podem auxiliar os demais gestores ambientais, apontando os desafios e soluções encontradas na execução da política pública", destacou.

Segundo Ingo Isernhagen, diretor da SOBRE, o passivo ambiental brasileiro é de aproximadamente 20 milhões de hectares , dos quais 12 milhões precisam ser restaurados. "O objetivo do evento, portanto, é que as conexões participantes do evento - academia, sociedade civil e instituições gestoras - possibilite o crescimento na escala da restauração ambiental e encaminhamentos práticos para resolver o passivo ambiental no Brasil", finaliza Isernhagen.

Mesa Redonda - Um dos debates em destaque foi sobre o tema "Desafios e perspectivas sobre a elaboração do PRA", reunindo gestores ambientais, sociedade civil, empresariado e estudiosos, que debateram as dificuldades e saídas encontradas na construção dos programas de recomposição da vegetação nativa.

Segundo o coordenador da mesa, Taiguara Alencar, o momento foi oportuno na inclusão de novos atores sociais para construir um documento de sistematização que auxilie na construção do PRA, possibilitando aos demais estados brasileiros aprender com os locais em que esta política pública está em estado mais avançado