• .
  • Cerrado Bahia

Notícias

23/11/2018 09:30

Ciranda Ambiental leva orientações para agricultores familiares na 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

Entre os dias 26 e 30 de novembro, integrando a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (Peas), a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) oferecem um ciclo de oficinas para discussão com o público sobre programas e políticas públicas desenvolvidas pelas instituições. A Ciranda Ambiental acontecerá sempre às 16h, no stand da Sema/Inema. Dentre as atividades, também acontecerá distribuição de sementes e mudas, exposição de materiais didáticos e vídeos com resultados dos projetos. No stand, agricultores familiares cadastrados no Cefir e que não tenham recebido o certificado pelos meios convencionais, poderão solicitar na hora seu certificado impresso.

Nos dias 26 e 30, especialistas da Sema e do Inema vão falar sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), destacando as vantagens que essas ferramentas trazem para os agricultores familiares e o passo a passo para realizar o cadastro. O Cefir é o primeiro passo para a regularização ambiental dos imóveis rurais e registra informações sobre as condições de degradação das propriedades. O PRA é o passo seguinte, em que os agricultores devem informar sobre seus planos de recuperação das áreas degradadas (Prad). Na Ciranda Ambiental, os especialistas vão falar sobre as exigências e parâmetros legais, Código Florestal, os principais pontos para elaboração dos planos e etapas dos métodos de recuperação. O encontro é voltado para agricultores familiares, técnicos agrícolas e profissionais de meio ambiente interessados.

Compostagem - Dia 30, a ciranda traz a Oficina de Resíduos Sólidos: Compostagem. A atividade tem como objetivo sensibilizar o público da feira para a necessidade de reduzir o lixo doméstico por meio do reaproveitamento do resíduo orgânico e produção de composto. A oficina vai apresentar diferentes processos de compostagem, com uma parte teórica, alinhamento conceitual e a demonstração prática, utilizando-se um minhocário. O público vai aprender a fazer uma composteira caseira. São oferecidas 35 vagas para a atividade.

A Ciranda Ambiental vai trazer uma conversa sobre ações de prevenção aos incêndios florestais no âmbito do Programa Bahia Sem Fogo (27), que vai abordar as causas mais comuns dos incêndios florestais, formas de prevenção, alternativas ao uso do fogo, manejo integrado do fogo e as atividades desenvolvidas pelo Programa nas regiões de ocorrência de incêndios florestais no estado. Outra temática discutida com os participantes será sobre a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção no Estado da Bahia (28), onde será abordado espécies de interesse social e que estão ameaçadas, como as abelhas sem ferrão (Uruçu, Mandaçaia e Jandaíra), Caranguejo-uçá, Guaiamun, Pitu, Aratu, peixe Bagre, Badejo-amarelo, Mero, Tubarão-martelo entre outros.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.