• Cerrado Bahia

13/11/2018 10:40

Sema, Inema e representantes sergipanos discutem sobre o abastecimento de água de Tobias Barreto

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em reunião com representantes da prefeitura sergipana de Tobias Barreto e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso-SE), irão buscar soluções conjuntas para enfrentar o desabastecimento de água no município sergipano. O encontro aconteceu na segunda-feira, 12, em Salvador, no Centro Administrativo da Bahia.

“Iremos acompanhar e garantir a regularidade ambiental no que tange ao uso de água subterrânea na região da cidade baiana de Itapicuru para o abastecimento humano da população Tobiense. Tem-se uma orientação geral quanto aos processos de regularizações necessárias para se garantir a captação de forma ágil e que não comprometa o consumo humano da população. Entretanto, temos que passar por processos técnicos e formal diante ao Inema para que possamos concluir essa demanda”, explicou o secretário da Sema-BA, Geraldo Reis.

A cidade sergipana de Tobias Barreto passa por uma grave crise hídrica, com possibilidade de desabastecimento da sua população em menos de vinte dias, uma vez que a barragem que abastece o município está a beira do colapso. Diante dessa situação, a Deso-SE tem buscado o uso da água subterrânea, por meio de poços perfurados no município de Itapicuru, como alternativa para o abastecimento dos Tobienses. No entanto, falta a Companhia providenciar a regularização para o uso da água subterrânea, que na Bahia é feita pelo Inema.

Considerando a urgência de resolver o problema e que o inema precisa autorizar o uso da água subterrânea na Bahia, foi solicitado uma reunião com a Sema e o Inema em busca de alternativas para a regularização do uso de poços para que a Companhia de Saneamento de Sergipe possa utilizar a água subterrânea da região de Itapicuru no abastecimento da população tobiense.

Participaram também desse encontro, a diretora geral do Inema, Márcia Telles, a Chefe de Gabinete da Sema, Iara Icó; o prefeito da cidade baiana de Itapicuru, Magno Ferreira; representantes da prefeitura da cidade sergipana de Tobias Barreto e da Companhia de Saneamento de Sergipe, além do deputado estadual baiano, Aderbal Caldas.