• Cerrado Bahia

09/11/2018 20:00

Agricultores familiares de Sítio do Quinto, Curaçá e Uauá recebem documento regularização ambiental

Entre os dias 11 a 14 de novembro, o Governo da Bahia vai realizar novas entregas do Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir) para agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais, por meio da parceria firmada com o BNDES. Na cidade de Sítio do Quinto, dia 11, serão entregues 268 cadastros destinados a proprietários de terras dos município. No município de Uauá, dia 12, serão 1.367 certificados de regularização ambiental, e no dia 14, em Curaçá serão mais 1.268, totalizando a quantidade 2.903 cadastros realizados pela Sema/Inema.

O trabalho de cadastramento continua nas duas cidades, a fim de ampliar o número de pequenas propriedades regularizadas. Com a regularização ambiental das suas terras, os pequenos proprietários rurais estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental realizado pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

SERVIÇO:

Cidade: Sítio do Quinto
Quando: 11/11, sábado, às 9h.
Local: Câmara de Vereadores

Cidade: Uauá

Quando: 12/11, sábado, às 9h.
Local: Casa Paroquial, Centro.

Cidade: Curaçá
Quando: 14/11, sábado, às 9h.
Local: Centro Administrativo do Projeto Pedra Branca, Agrovilas.