• Cerrado Bahia

06/11/2018 10:44

Sema e Inema apresentam o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada em Camacã

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) irão apresentar, nesta quarta-feira, 07/11, na cidade de Camacã, sul da Bahia, o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), no Seminário “O Município e a Agenda Ambiental”. O encontro é organizado pelo Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) em parceria com a Sema, como parte das ações previstas no convênio do GAC.

O evento também vai proporcionar o debate sobre as estratégias de aprimoramento da gestão ambiental do município, com vistas ao fortalecimento do Sistema Estadual de Meio Ambiente - SISEMA. As atividades começam a partir das 8h30 até às 17h, na Casa dos Conselhos - Câmara Municipal de vereadores, com a participação de representantes dos municípios e técnicos do consórcio público, sociedade civil organizada e Ministério Público.

Pela manhã, os técnicos da Sema irão apresentar o Programa GAC e suas principais ações para os próximos dois anos e o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos - SEIA Municípios. Outro destaque, será a palestra sobre o apoio à estruturação da gestão municipal por intermédio dos convênios com os consórcios públicos.

No período da tarde, representantes do Inema irão abordar a Importância dos instrumentos de planejamento e de controle na gestão ambiental, além de palestras sobre a política ambiental do município e a gestão de resíduos sólidos urbanos.

Gestão Ambiental Compartilhada

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) coordena o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) que atende a diretriz do Governo do Estado de apoio à descentralização da gestão pública do meio ambiente. Seu principal objetivo é apoiar os municípios baianos, individualmente ou por meio de consórcios territoriais de desenvolvimento sustentável, no processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental, tendo em vista a estruturação e efetivação do Sistema de Meio Ambiente (Sisema).

.