• Cefir nos municípios
  • .
  • Cerrado Bahia
  • .

Notícias

06/06/2018 10:50

Jovens apresentam trabalhos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Com o tema Juventude e o Meio Ambiente: O que é que eu tenho a ver com isso?, os jovens estagiários de níveis médio e superior e do programa Primeiro Emprego, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), celebraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, na quinta-feira (5), na Biblioteca Central do Estado da Bahia, na Sala Verde.

A atividade, realizada por meio da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, contou com temáticas ambientais, que colocaram em prática o interesse de cada jovem, como pegada ecológica, resíduos eletrônicos, energia sustentável, entre outros. Os jovens e professores do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) também participaram da roda de conversas e interagiram nas apresentações.

Entre as apresentações, Milena São Leão, estagiária do setor de Educação Ambiental do Zoológico de Salvador (Inema), palestrou sobre a história do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, a proteção de animais, o processo de reinserção de animais na natureza, orientações para os visitantes do zoo e apresentou exemplares de animais empalhados. “Acreditamos que esse tipo de atividade seja extremamente importante, principalmente para estudantes de Primeiro Emprego, que estão iniciando na área, para ganharmos experiência e estarmos aptos para atuação no mercado de trabalho”, disse.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Mattos, relatou que o protagonismo juvenil está cada vez mais ativo e importante, e as atividades foram planejadas e executadas integralmente pelos jovens. “Lançamos o desafio para essa série de atividades para celebrar esse Dia do Meio Ambiente. As temáticas representaram os interesses ambientais de cada um deles, ou a sua área de atuação dentro da Sema”, concluiu.

Na oportunidade, a coordenadora do Recicle Já Bahia, programa do Governo do Estado, Vanuza Gazar, palestrou sobre reciclagem sustentável e deu dicas de reaproveitamento de objetos descartáveis. Ela destacou que falar para a juventude é sempre uma esperança. “A juventude hoje é quem dita, dita a moda, o que vai acontecer, qual é a bola da vez. Então a gente quer contaminar essa juventude para que eles pensem no meio ambiente diferente, para que eles tenham essa oportunidade de lutar, ter conhecimento e preservar o meio ambiente. Fico muito feliz em participar de um evento onde a juventude é o público alvo”.

Os jovens finalizaram a manhã do evento com circuito de vídeos ambientais, abrindo espaço para o debate sobre os temas abordados e apresentações através da arte como música e dança, demonstrando diferentes formas de preservar o meio ambiente.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.