• Cefir nos municípios
  • .
  • Cerrado Bahia
  • Eleições CEPRAM

Notícias

04/06/2018 16:50

Em Piripá, agricultores familiares recebem certificados do CAR/Cefir

Nesta segunda-feira (4), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), entregou 482 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir) para os proprietários rurais do município de Piripá. A partir de agora, os pequenos proprietários estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o Cadastro Ambiental Rural, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental pelo Cefir é realizada pela Sema e Inema, em parceria com prefeituras e sindicatos.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Prorrogado prazo para cadastro no CAR/Cefir

O prazo para requerer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado até 31 de dezembro de 2018, conforme o Decreto 9.395 publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 30 de maio. A prorrogação é válida para todo o país, inclusive para o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), que na Bahia corresponde ao CAR.

A prorrogação beneficia os proprietários e possuidores de terras que ainda não conseguiram realizar o cadastro ambiental, que tinha prazo final até 31 de maio.

Na Bahia, houve grande avanço nos cadastros do CAR/Cefir no último ano, especialmente dos proprietários de terras de até 4 módulos fiscais, que vêm sendo feitos com o apoio do Governo do Estado.

Apesar da grande dimensão territorial e do grande número de propriedades rurais (estimadas em mais de 800 mil), o estado já contabiliza 508.688 cadastros, sendo 494.709 de pequenos agricultores (até 4 módulos), segundo dados desta segunda-feira (4 de junho).


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.