• Cefir nos municípios
  • .

Notícias

12/05/2018 23:50

Governo entrega novos certificados do Cadastro Ambiental Rural

O governador Rui Costa entregou, nesta sexta-feira (11), certificados do Cadastro Ambientais Rural (CAR) para agricultores dos municípios de Jussara e Lapão, no centro-norte do estado. Na cidade de Lapão, o número de certificados entregues chegou a marca de 769. Enquanto que no município de Jussara 1021 agricultores foram beneficiados com os certificados do Cadastro Ambiental Rural, entre eles os proprietários Lidiane de Souza e Antônio Brito que receberam das pessoalmente, das mãos do governador.

Com essa entrega, o município de Lapão chega a 44% da meta de cadastros contratada, somando um investimento de R$ 64.596,00. Proprietários rurais como Calixto da Silva e Camila Gino de Oliveira, que representaram os agricultores beneficiados no município de Lapão no recebimento dos certificados, agora gozam de benefícios como a valorização da sua propriedade, a possibilidade de acessar créditos agrícolas e ficam livres de penalidades decorrentes de possíveis irregularidades declaradas, como a falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que os compromissos assumidos sejam cumpridos. 

Em Macaúbas, foram entregues 1.199 certificados do CAR. A entrega foi realizada pelo representante da Sema, o assessor Isaac Bonfim, junto com a prefeitura municipal. 

Cadastro Ambiental Rural

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos. 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.