• Cerrado Bahia
  • Eleições CEPRAM

16/04/2018 14:50

Confira programação completa do seminário Inovação da Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos na Bahia

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgam a programação completa do Seminário Inovação da Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos na Bahia. O encontro acontece no próximo dia 20 de abril, no Fiesta Convention Center, bairro do Itaigara, na capital baiana. O evento é gratuito e a inscrição ainda pode ser realizada pela internet, no endereço: seminariopda.meioambiente.ba.gov.br

As atividades do seminário começam a partir das 8 horas, com a exposição sobre os projetos e ações realizados pelos órgãos ambientais nas áreas temáticas Gestão de Águas, Tecnologia e Informação e Governança Ambiental. A mesa de abertura do evento acontece às 9 horas, contando com a presença do secretário estadual da Sema, Geraldo Reis, e da diretora geral do Inema, Márcia Telles, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ainda na parte da manhã, será realizada a palestra master, com a participação de Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e do economista e professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Ladislau Dowbor, que irão abordar o Panorama da Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos, com a mediação do secretário Geraldo Reis.

Mesas temáticas

A programação segue com três mesas temáticas e painéis de discussão. Governança Ambiental Focada em Resultados será o primeiro tema, no turno da manhã, sob a coordenação do superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Aderbal de Castro, momento em que serão apresentadas a experiência e avaliação do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA Bahia) e a efetividade da descentralização e desconcentração da gestão ambiental.

A segunda mesa abordará a temática Tecnologia em Favor de uma Gestão Ambiental Moderna, coordenada pela diretora geral do Inema, Márcia Telles. Na oportunidade, serão apresentados os painéis Ferramentas Tecnológicas de Gestão, pelo superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, e o Mapeamento da Cobertura Vegetal e Cadastro de Imóveis Rurais, por Maria Daniela Martins e Aldo Carvalho, assessores técnicos do Inema.

Recursos Hídricos

Outra importante mesa apresenta a temática Panorama da Gestão de Águas, coordenada pelo superintendente da Sema, Luiz Ferraro. Serão apresentados os painéis Planos de Bacias Hidrográficas e Monitoramento Quali-quantitativo de Recursos Hídricos, pelo diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio. A cobrança do Uso de Recursos Hídricos também estará em pauta, com a apresentação da diretora de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Elba Alves.

Finalizando o seminário Inovação da Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos na Bahia, serão apresentados os estudos de caso: Projeto Piloto de Restauração Florestal da APA Lago de Pedra do Cavalo e o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. O encerramento do encontro acontece às 18 horas, com o lançamento de algumas ferramentas recentemente desenvolvidas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Ambiental – PDA Bahia.

.