• Cefir nos municípios
  • .
  • Cerrado Bahia

Notícias

08/03/2018 16:30

Sema mobiliza atores para implementação do Plano de Revitalização do Rio Cachoeira

Dando continuidade às ações do Projeto Cachoeira, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) realizou, na última quarta-feira (7), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, um encontro de mobilização de atores locais para articular a implementação de ações estratégicas para a Bacia do Rio Cachoeira. O evento contou com representantes de comitês de bacias, assentamentos, universidades, colegiados territoriais e ambientais. Foram discutidas diretrizes e melhorias das ações iniciadas na bacia, visando orientar os atores envolvidos a darem continuidade ao projeto, tornando concreto o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira.

“É um evento muito bem vindo e estruturante. A gente imagina que, com esse planejamento estratégico, possamos nos ajudar a concretizar o que está sendo projetado. É interessante e fundamental o envolvimento de todos os atores que têm ligação direta com o tema, para tirarmos um bom proveito dessas iniciativas, para que possamos transformá-las em ações concretas para melhorar o cenário do Rio Cachoeira”, afirmou Luciano Veiga, Presidente do Comitê de Bacias do Leste.

A professora da UFSB, Valerie Nicolier, salientou a importância da participação das universidades nesse contexto. “Como instituição de ensino, pesquisa e extensão, temos papel importante no sentido de contribuir tanto com pesquisas, como com trabalhos de extensão envolvendo nossos alunos. Vejo também a universidade com papel de articuladora, pela inserção que tem no território, e pelo alcance que temos de participar de todas as reuniões de comitês e conselhos.”.

Enxergando o evento como proveitoso e muito satisfatório, a secretária do Assentamento Alemita, Vilma Nogueira, expôs sua empolgação e expectativa sobre a continuidade das ações. “Percebi que é um projeto muito abrangente e que nós vamos ter um retorno maravilhoso diante de todas as iniciativas tomadas. Saio daqui muito satisfeita e espero que seja dado encaminhamento a tudo que está sendo planejado”, afirmou.

Presente no evento, a coordenadora de Projetos Sócio Ambientais da Sema, Luciana Santa Rita, esclareceu que “com esse evento, os atores e lideranças locais ligados à temática ambiental conseguiram visualizar ações, desde aquelas que já estão sendo realizadas na bacia, até as que eles gostariam que acontecessem. Foi possível fazer o levantamento dessas ações, listando as mais concretas e delimitadas, formando grupos por temas levantados, divididos entre restauração, gestão integrada e educação ambiental. A partir daí, nós pretendemos fazer uma agenda de discussões mais ampliadas dentro das temáticas, para a real implementação das ações. Tivemos muito sucesso nesse evento, porque conseguimos reunir diversos atores de peso na área, que podem contribuir nesse processo, desde o planejamento até a tentativa de captação de recursos”.

A Oficina de Articulação e Planejamento do Projeto Cachoeira é uma das ações que vêm sendo desenvolvidas com a parceria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Leste e o Colegiado Territorial Litoral Sul, além dos demais atores e instituições de interesse na Bacia do Rio Cachoeira. As estratégias de mobilização servem para fortalecer e desenhar uma arquitetura de capilaridade para interligar atores sociais comprometidos com a sustentabilidade ambiental do projeto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.