• Cefir nos municípios
  • .

Notícias

02/03/2018 16:40

Sema e Inema participaram de videoconferência sobre a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, nesta sexta-feira, 02, de uma videoconferência sobre a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento realizado pela Secretária de Educação do Estado, aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e envolveu 16 municípios da Bahia, entre eles, Jequié, Irecê, Barreiras, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Jacobina, Itapetinga, Eunápolis, Juazeiro, Pintadas, Feira de Santana, Serrinha, Ribeira do Pombal, Itapetinga.

No evento, foram discutidas as mobilizações das escolas municipais, estaduais e prefeituras para a realização das etapas escolares e territoriais. Com o intuito de estimular os professores e alunos a fazerem pesquisas comprometidas com a questão da água, considerando os aspectos local e global, por meio da participação social e os projetos de ação nas instituições de ensino e comunidades.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Matos, destacou a relevância do encontro envolvendo estudantes, educadores e gestores públicos. “A conferência vem como uma estratégia de resgatar os princípios que a educação ambiental nos traz para a execução das nossas ações, que permite a construção das políticas públicas. É um espaço, que a gente consegue como um pretexto de envolver professores, comunidade escolar, os alunos, funcionários da escola, com esse desafio de estar resgatando e debatendo as questões ambientais”, concluiu a diretora da Sema .

Na oportunidade, Bruno Jardim, especialista do Inema, palestrou sobre a temática da água, reforçando a ideia de pesquisas, estudos e projetos sociais que podem ser feitos durante a conferência. “Em qualquer lugar em que a água esteja presente, ela tem uma função importantíssima na natureza. Precisamos iniciar pesquisas, estudos que entendam as diferenças da natureza e da água, em questões da temperatura e climáticas”, explicou Jardim.

A III Conferência Estadual Infantojuvenil será realizada entre os dias 7 e 9 de maio, com o tema “As Escolas da Bahia cuidando das Águas”. O objetivo é promover a ampla discussão sobre o tema entre os jovens que se encontrarão para ouvir, falar e divulgar ideias e ações, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para suas escolas, comunidades, municípios, territórios, regiões, para o Brasil e o planeta.

. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.