• Cefir nos municípios
  • .
  • Cerrado Bahia
  • Eleições CEPRAM

Notícias

04/02/2018 08:00

Estado entrega certificados de cadastro de imóveis rurais no oeste

Os agricultores familiares da cidade de Coribe, no oeste baiano, com propriedades rurais de até quatro módulos fiscais, receberam do governo do Estado o certificado do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), por meio do Projeto Cerrado Bahia, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Além dos 887 cadastros do Cefir em Coribe, o Projeto Cerrado investiu mais de R$ 179 mil, para fazer um total de 25.602 cadastros em 11 municípios da Bacia do Rio Grande e Rio Corrente.

No evento, realizado na cidade do oeste baiano, na sexta-feira (02), contando com a participação do secretário da Sema, Geraldo Reis, Rui fez entregas a população na área de segurança e infraestrutura e destacou a importância do cadastro ambiental rural.“O objetivo do cadastro, além de servir como uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento, é garantir a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras para os produtores familiares”, explicou.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o Cadastro Ambiental Rural, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

Santa Maria da Vitória

No município de Santa Maria da Vitória, sábado (03) os agricultores familiares, Gertrudes Campos e Antônio de Souza, representaram os agricultores com propriedade de até quatro módulos fiscais, e receberam das mãos do governador Rui Costa os certificados do cadastro ambiental rural. O cadastramento realizado pela Sema e o Inema, parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo da Amazônia, teve um investimento de  R$ 67.425 mil e entregou 625 certificados, gratuitamente.

.


Projeto Cerrado Bahia

O Projeto Cerrado é uma iniciativa da  Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), desenvolvido por meio da cooperação internacional entre Brasil, Reino Unido e Banco Mundial, com o objetivo de promover ações referentes a Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Oeste da Bahia, Cadastro Ambiental Rural, Restauração, intercâmbio com agricultores e revitalização de microbacias.

.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.