• Cerrado Bahia

29/01/2018 16:00

Agricultores de Jequié recebem certificados do Cadastro Ambiental Rural

Por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Governo do Estado entregou 887 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), na manhã desta segunda-feira, no município de Jequié. A cerimônia foi realizada no novo posto do SAC, inaugurado hoje, e contou com a presença do governador Rui Costa e outras autoridades estaduais e municipais.

Com a regularização ambiental das suas terras, os pequenos proprietários rurais como Pedro Braga Silva e Eliene de Jesus Santos (foto), que receberam os seus certificados, de forma simbólica, pelas mãos do governador Rui Costa, estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais

Ainda no município de Jequié, Rui Costa inaugurou o módulo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Escritório Regional do Programa Primeiro Emprego, e assinou ordens de serviço para implantação do sistema de saneamento básico do povoado de Queimadas e para a construção da nova sede do Colégio da Polícia Militar.

Cadastro Ambiental Rural

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental realizado pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.