• Cerrado Bahia

29/01/2018 09:00

Governo entrega certificados do Cadastro Ambiental Rural em Livramento

O governador Rui Costa esteve em Livramento de Nossa Senhora, no sábado (10), para fazer a entrega do certificado do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de pequenas propriedades rurais para os agricultores Lourivaldo Ribeiro e Valeria da Silva, representando os agricultores familiares da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Com investimento de mais de R$ 224 mil, foram concedidos 3.127 certificados para os agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, “com o certificado do cadastro ambiental rural, o agricultor familiar pode regularizar sua propriedade e ficar apto para solicitar concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras. “O CAR/Cefir é obrigatório, mas o governo firmou uma parceria com o BNDES e o Fundo da Amazônia, e o cadastramento realizado no estado da Bahia é gratuito para o agricultor familiar”, explica.

Na cidade, o governador ainda autorizou a publicação do edital de licitação para construção do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de Iguatemi, ordens de serviço para restauração e manutenção, por um período de cinco anos, em trechos das rodovias BA 152 (Caturama - Livramento) e da BA 148 (Livramento – Brumado), além de outras entregas na área de infraestrutura, segurança pública para beneficiar o município.

Cadastro Ambiental Rural

O CAR é o registro público de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento. Importante destacar que a partir de Maio de 2018 a lei condicionará a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos