• Cefir nos municípios
  • .
  • Cerrado Bahia
  • .

Notícias

22/12/2017 13:40

Agricultores de Brumado recebem certificados do Cadastro Ambiental Rural

Em Brumado, agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais receberam, na quinta-feira (21), do Governo do Estado, 2.140 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir), por meio da parceria firmada com o BNDES. Em visita ao município, Rui Costa e o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, entregaram o certificado para os agricultores Sinalvo Ferreira e Marizete Gomes, que agora poderão realizar a regularização ambiental das suas terras, estando aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras.

Em conversa com o público, o governador destacou a importância do agricultor em aderir ao cadastramento do Cefir/CAR. “O objetivo do cadastro, além de servir como uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento, é garantir a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras para os produtores familiares, exigência legal a partir de dezembro de 2017”. Na ocasião, Rui Costa  fez na cidade entregas e anunciou ordem de serviço na área de segurança, infraestrutura e desenvolvimento rural.

De acordo com Geraldo Reis, até o ano de 2018, serão 400 mil agricultores familiares cadastrados. “Vamos continuar ampliando o número de pequenas propriedades inseridas no CAR, para garantir aos homens e mulheres do campo o acesso ao crédito agrícola e aos benefícios sociais. É o Governo do Estado trabalhando para que o povo do campo possa cumprir a legislação ambiental e manter o acesso ao crédito e aos programas sociais, valorizando sua propriedade”.

“O cadastramento dos proprietários rurais de Brumado teve um investimento de R$ 153.759. O CAR é obrigatório, por isso, o governo do estado estabeleceu uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo da Amazônia, para cadastrar gratuitamente propriedades de até 4 módulos fiscais”, explicou.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.