• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

05/12/2017 11:40

Sema realiza oficina de Gerenciamento Costeiro no município de Valença

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou, na última sexta-feira (01), a Oficina Gerco - Construindo Estratégias para o Gerenciamento Costeiro na Bahia, no município de Valença, região do Baixo Sul. O objetivo do Programa de Gerenciamento Costeiro da Bahia é administrar os problemas e interesses relativos à zona costeira do estado.

Na oportunidade, estiveram presentes 37 pessoas que debateram sobre o turismo náutico recorrendo às questões envolvidas com o transporte aquaviário. Participaram da atividade também, representantes dos municípios de Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, e Marau.

De acordo com a diretora de Política e Planejamento Ambiental, Elba Alves, "o objetivo do Governo do Estado é retomar as atividades em prol do gerenciamento costeiro na Bahia. E as oficinas são os espaços para iniciarmos e montarmos estratégias e políticas para a gestão costeira da Bahia".

O Coordenador do Gerco, Rosalvo Júnior, destacou a importância da oficina, levando em consideração a oportunidade que os gestores públicos tiveram em debater conjuntamente sobre os problemas comuns de gestão costeira. “O debate de hoje foi rico e produtivo. Discutimos e pontuamos grandes problemas que afetam as zonas costeiras da Bahia, principlamente, a região do Baixo Sul. Também criamos um fórum para reunir todos os atores sociais, poder público municipal, federal e estadual e os movimentos sociais para elaborar ações conjuntas com foco no Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro”, finalizou.