• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

01/12/2017 17:20

Sema participa da última reunião do Cedeter em 2017

A Secretaria do Meio Ambiente marcou presença, nesta sexta-feira (01), na última reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) deste ano de 2017, realizada no auditório I do Bahia Rural Contemporânea, evento que ocorre paralelo à Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).

Estiveram presentes, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, a representante da Secretaria do Meio Ambiente, a chefe de Gabinete, Iara Icó, e os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, Turismo, José Alves e Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Vitor Bonfim. Além dos 11 representantes do poder público, 11 representantes dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (Codeter) e 27 coordenadores de Colegiados Territoriais

A aprovação das atas de reuniões anteriores e do calendário de 2018, a Agenda Territorial da Bahia (AG-TER) e o Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 foram os pontos principais da reunião.

O Diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Luís Gugé, apresentou a AG-TER e seus objetivos e realizou um balanço das ações da agenda no ano de 2017. Ainda no âmbito da agenda, foi apresentada a iniciativa da Estrada do Chocolate, projeto que visa a implantação de uma nova rota turística no sul da Bahia relacionada à cultura do Cacau e à produção de chocolate.

A agro indústria do Guaraná foi outro projeto integrante da Agenda Territorial que também foi exposto durante a atividade. O projeto visa o beneficiamento do Guaraná, que tem a Bahia como o principal produtor nacional. Por fim, foi apresentado pela representante do Banco do Nordeste o Zoneamento de cultura e seus impactos sócio econômicos no estado da Bahia.

O PDI Bahia 2035 foi apresentado pelo Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy. O plano visa nortear os investimentos para os próximos 15 anos na Bahia, evitar esforços setoriais dispersos e não coordenados e orientar a elaboração dos próximos Planos Plurianuais do Estado.

Representando o secretário Geraldo Reis, a chefe de gabinete da Sema ressaltou que "O Cedeter desempenha um papel fundamental que contribui para qualificação do controle social durante a elaboração de propostas de políticas públicas e estratégias importantes para para o desenvolvimento territorial sustentável ".

Sobre o Cedeter

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento, vinculado à Secretaria do Planejamento, com a finalidade de subsidiar a elaboração de propostas de políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento territorial sustentável e solidário do Estado da Bahia.

Fonte: Ascom Sema / Seplan