• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

23/11/2017 19:30

Agricultores de Guanambi recebem do Governo certificados de Cadastro Ambiental Rural

Agricultores com propriedades de até quatro módulos fiscais de Guanambi receberam, nesta quarta-feira (23), do Governo do Estado, 1.173 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir), por meio da parceria firmada com o BNDES. Em visita ao município, Rui Costa e o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, entregaram simbolicamente o certificado para os agricultores Henrique Pereira Paes e Maria José de Nunes, que agora poderão manter suas propriedades regularizadas e estarem aptos para solicitar concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras.

O secretário, Geraldo Reis, destacou o esforço do Governo para atender esta demanda que é prioridade para a secretaria e para os beneficiados. O CAR/Cefir possibilita a regularização ambiental das propriedades rurais, em conformidade com o Novo Código Florestal, demarcando as reservas legais, as Áreas de Preservação Permanentes, bem como as áreas de vegetação nativa e áreas produtivas, além da elaboração, para áreas degradadas, do Plano de Recuperação Ambiental. “Por meio dessa iniciativa, reafirmamos o compromisso em incentivar à preservação e à recuperação ambiental”, afirmou o titular da pasta.

O cadastramento dos proprietários rurais com até com até 4 módulos fiscais em Guanambi teve um investimento de R$ 170.018,88 (Cento e setenta mil, dezoito reais e dezoito centavos). A realização do CEfir/CAR é obrigatório, mas o governo do estado estabeleceu uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo da Amazônia, e o cadastramento realizado no estado da Bahia é gratuito para o agricultor familiar.

Cadastro Ambiental Rural

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental realizado pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Entregas

Hoje, o governador iniciou sua agenda de ações na cidade, entregando a unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia reformada, inaugurando três unidades básicas de saúde, do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, além de de entregar tratores e ambulância para agricultores da região. Amanhã (24), Rui Costa também inaugura a Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão, em Guanambi, com previsão de atender aproximadamente 500 mil pessoas de 22 municípios da região. Foram investidos R$ 24 milhões na unidade, entre obras civis, aquisição de equipamentos e 12 micro-ônibus com capacidade para transportar até 28 pessoas.