• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

10/11/2017 14:30

Governo entrega certificados de cadastro ambiental rural em Itaberaba

Nesta sexta-feira (10), o governador Rui Costa realizou novas entregas de certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de pequenas propriedades rurais, em Itaberaba. Com investimento de R$ 70 mil, foram concedidos 666 certificados para os agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais, por meio da parceria firmada com o BNDES. O trabalho de cadastramento continua no município, a fim de ampliar o número de pequenas propriedades regularizadas.

Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir) foi destacado pelo agricultor Alípio Francisco dos Santos como a forma legal de manter sua propriedade regularizada. “Obter esse documento é importante pelo simples fato de que o produtor rural vai ter uma segurança futura com seus projetos, bem como obter informações ambientais legais de sua propriedade. Com isso, saberemos como cuidar ainda mais de nossa terra, preservar as nascentes, para estar produzindo com consciência ambiental”, disse.

O CAR é o registro público de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento. Importante observar que, a partir de dezembro de 2017, a lei condicionará a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras.

Com o cadastro, o proprietário fica livre de penalidades decorrentes de possíveis irregularidades declaradas, tais como falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que os compromissos assumidos sejam cumpridos.

Entregas

Na oportunidade, o governador inaugurou em Itaberaba o Distrito Integrado de Segurança Pública e um módulo do Departamento de Polícia Técnica. O investimento na obra foi de R$ 1,33 milhão, além de entregar a primeira etapa da reforma das sedes da Companhia Independente de Policiamento Tático, e da Companhia de Policiamento da Região da Chapada, ambas localizadas no centro da cidade.

Outra importante ação do governador na cidade é a autorização para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) licitar os serviços de restauração e pavimentação de 5,24 quilômetros da Rodovia BA-046, no trecho da passagem urbana de Itaberaba. A obra, orçada em R$ 1,02 milhão, vai beneficiar 75 mil moradores da região.

Em parceria com a prefeitura municipal, Rui participou também do lançamento do Programa Expresso Saúde e inauguração da Praça da Urbis e do anúncio de autorização das obras de pavimentação nos bairros da sede municipal e de encascalhamento da estrada vicinal que liga a sede à localidade de Serra Verde.