• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

10/11/2017 15:10

Sema inicia oficinas para implementação do Plano de Revitalização do Rio Cachoeira

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) inicia, no próximo dia 16, na Câmara de Vereadores do município de Jussari, um ciclo de oficinas para implementar o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. Durante a oficina, que acontece a partir das 14h, os participantes vão receber informações técnicas sobre o processo de construção do documento de política ambiental que foi desenvolvido a partir do diagnóstico ambiental da região, de audiências públicas e de contribuições colhidas por plataforma online, e também contribuir com aprimoramento local.

As agendas municipais seguem durante o mês de novembro, nas cidades de Itajú do Colônia, Buerarema, Floresta Azul, Ibicaraí e Firmino Alves. Seguindo a conceito de governança, que está presente no plano, as atividades vão promover um diálogo com os diferentes atores e segmentos sociais que contribuirão com dados sobre ações e estratégias que já estão em andamento nos municípios, e também sobre o que deve ser priorizado nas localidades em prol da Bacia do Rio Cachoeira.

O Plano Estratégico é uma das etapas do Projeto Cachoeira, inserido no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA – Bahia), realizado pela Sema e o Inema, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O montante investido no Plano é de R$ 1, 4 milhão, sendo que o valor total do Projeto Cachoeira é da ordem de R$ 4 milhões. O Projeto Cachoeira tem como objetivo a recuperação e preservação da Bacia do Rio Cachoeira, por meio de ações que promovem a proteção de nascentes e cursos d'água.

.