• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo
  • .

Notícias

09/11/2017 09:10

Sema participa do III Encontro Interinstitucional de Conservação, Restauração e Economia Florestal

A Sema participa do III Encontro Interinstitucional de Conservação, Restauração e Economia Florestal, realizado ontem e hoje (08 e 09), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no campus do município de Teixeira de Freitas. O evento é uma ação do Programa Arboretum, composto pela colaboração institucional da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Embrapa e Fundação José Silveira (FJS).

Ontem (08), o encontro discutiu sobre os temas Conservação Florestal e Economia Florestal com ênfase em Conservação produtiva de recursos florestais, Como conservar e restaurar as florestas do Sul da Bahia no século XXI, Os pomares de sementes como uma estratégia de conservação e multiplicação de espécies florestais nativas para a restauração da Mata Atlântica e Como a silvicultura com espécies nativas para fins econômicos pode contribuir para as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) Brasileira e do Código Florestal. O evento segue hoje (09) com debate sobre Restauração Florestal.

De acordo com o Diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas, Murilo Figueredo, "o evento é importante para debater os caminhos para a conservação, desenvolvimento e a restauração florestal no Extremo Sul da Bahia. O programa ganha visibilidade, fortalece os investimentos e amplia o interesse de novas parcerias para a execução de projetos, além de vislumbrar possibilidades de ações inovadoras para a região, que podem ser implementadas pelo Programa Arboretum".

Arboretum


O Programa Arboretum foi desenvolvido pelo Ministério Público Estadual com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro e viabilizado por meio de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com empresas de celulose que atuam na região do Extremo Sul da Bahia. Seu objetivo é integrar ações de restauração florestal, fomentando atividades em toda a cadeia produtiva, desde a coleta de sementes até o monitoramento de áreas restauradas.

A Sema e o Inema compõem junto com o Ministério Público Estadual (MPE), o Acordo de Cooperação Técnica que tem como objetivo a implementação do Centro de Referência em Restauração Florestal da Mata Atlântica do Extremo Sul (CRRF Programa Arboretum), que visa incrementar as capacidades técnicas e operacionais para coletas de sementes e produção de mudas, restauração florestal e plantio de uso sustentável na região. A Secretaria e o Instituto são também são integrantes do Conselho Gestor do Programa.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.