• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

06/11/2017 17:10

Sema realiza capacitação para servidores sobre gestão administrativa e ambiental

A empresa de consultoria Ernest Young Assessoria Empresarial LTDA, contratada Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou, nesta segunda-feira (06), o treinamento em Gestão de Mudanças, de Indicadores e Agentes de Mudança para servidores da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ministrado pelo coordenador da consultora E.Y, Roberto Silva.

O treinamento faz parte do projeto Novo Olhar ADM, realizado pelo Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA) da Sema e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com objetivo de assessorar e apoiar os órgãos ambientais no mapeamento e redesenho dos principais procedimentos administrativos, viabilizando o aperfeiçoamento da gestão orientada para resultados.

São 10 áreas da Sema e Inema envolvidas no projeto Novo Olhar ADM, incluindo os setores de Transportes, Contratos, Convênios, Patrimônio, Arquivo, Procedimentos Disciplinares, Pagamentos, Suporte de informática, Protocolo, Atendimento às Unidades Regionais e de Conservação, cujos servidores devem participar da programação de seminários e treinamentos. Nestes setores, foram mapeados 26 procedimentos na Sema e Inema que estão sofrendo redesenho.

O projeto já realizou as duas primeiras etapas, de Planejamento e Seminário de Sensibilização e de Mapeamento dos Processos Administrativos. A consultoria é realizada pela empresa ERNST & Young, orientada pela missão da Sema de “Cuidar do meio ambiente para presentes e futuras gerações, com políticas públicas socioambientais integradas, garantindo a expressão da vida em todas as suas formas”.

De acordo com a servidora da Sema, Suzana Domingos, o treinamento é uma parte importantíssima nesse processo. "O objetivo é que os participantes absorvam as mudanças propostas e levem para a prática, aplicando no dia a dia, promovendo uma melhor gestão nos processos da Secretaria".