• .
  • .

Notícias

11/10/2017 17:00

Sema participa de Congresso Mundial de Dessalinização e Reuso da Água

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), representada pelo superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Aderbal de Castro, participará, de 15 a 19 de outubro, em São Paulo, do Congresso Mundial IDA 2017 de Dessalinização e Reuso da Água. Esta é a primeira vez que a Associação Internacional de Dessalinização promoverá o encontro em um País da América Latina. O Congresso oferece oportunidades excepcionais para expandir seu conhecimento de tecnologias de dessalinização e reutilização de água local e emergentes.

Durante os quatro dias do congresso ocorrerão mesas redondas, workshops e uma sessão plenária interativa. Além disso, compõem a programação técnica as tecnologias avançadas de reutilização da água, que irão beneficiar a região latino-americana e todo o mundo. Para saber mais da programação programação, acesse: wc.idadesal.org

Programa Água Doce

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano que em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil, que tem como objetivo democratizar o acesso à água de boa qualidade para consumo humano.

Lançado em 2004, o PAD é um programa de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização sustentáveis, para atender as populações de baixa renda residentes em localidades difusas do semiárido baiano.

A ação atua em nove Estados do nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e dois do sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo). Em cada estado há um Núcleo Estadual, instância máxima de decisão, e uma Coordenação Estadual, com seu respectivo Grupo Executivo, composto de equipe técnica capacitada pelo Programa em cada um dos componentes (sustentabilidade ambiental, mobilização social, sistema de dessalinização e sistema produtivo), coordenados pelo órgão gestor de recursos hídricos estadual, e compostos por representantes do poder público e da sociedade civil.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.