11/10/2017 17:20

Exposição Fotográfica de Rui Rezende retrata o rio Paraguaçu e a importância do uso consciente da água

As imagens aéreas do maior rio da Bahia, o Paraguaçu, registradas pelo fotógrafo Rui Rezende, farão parte da Exposição Fotográfica "De Onde Vem a Água que Você Bebe!", que irá percorrer os municípios de Boa Vista do Tupim, Nova Redenção, Ibicoara, Marcionílio Souza, Itaetê e Andaraí, durante o mês de outubro e novembro.

A Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, um dos órgãos e autarquia responsáveis pela gestão das águas na Bahia, irão apoiar a Exposição Fotográfica "De onde vem a água que você bebe" com o objetivo de fortalecer o uso consciente dos recursos hídricos.

Durante a exposição, as pessoas poderão conhecer o trajeto do Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, no município de Barra da Estiva e deságua na Baía de Todos os Santos, suas belezas, os seus afluentes, além do cotidiano dos moradores das cidades que estão às margens do rio e também situação de danos ambientais. De acordo com o fotógrafo Rui Rezende, "as fotos mostrarão a real situação do rio Paraguaçu nos dias atuais. Quem for acompanhar a exposição, terá a oportunidade de ver com seus próprios olhos, muitas coisas que acontecem no rio e em suas margens".

Ainda de acordo com Rui, a escolha do título surgiu por conta da expedição em busca da nascente do Paraguaçu, que apresenta de onde vem a água desse rio que as pessoas bebem. "Foi um total de 22 horas e quarenta minutos de vôo, em nove dias, registrando o rio Paraguaçu, e também da nascente que brota a água que as pessoas usam".

Para o Secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, "as fotos de Rui Rezende retratam o olhar sutil de alguém sensível à preservação dos recursos naturais da Bahia. Por isso, a importância de continuarmos implantando políticas públicas para a gestão e proteção desses recursos naturais, como o Cadastro de Usuário de Água, uma forma de gerenciar e sensibilizar as pessoas sobre o uso consciente da água".

A mostra "De Onde Vem a Água que Você Bebe!" ficará durante o mês de outubro e novembro, nos municípios da bacia do Rio Paraguaçu. Na cidade de Boa Vista do Tupim, de 16 a 22 de outubro, estará na Câmara de Vereadores. Já em Nova Redenção, de 23 a 29 de outubro, no Centro Cultural de Cônsuedes Benevides. Na cidade de Ibicoara, as pessoas poderão visitar a exposição de 30 de outubro a 05 de novembro, no Espaço Cultural e Centro de Atendimento ao Turista. Em Marcionílio Souza, de 06 a 12 de novembro, no Galpão localizado na praça Olegário Ferreira. Além de Itaetê, de 13 a 19 de novembro, e em Andaraí, na Escola Edgard Silva, de 21 a 27 de novembro.

Exposição reforça campanha do Cadastro de Usuário de Água

A Exposição Fotográfica "De Onde Vem a Água que Você Bebe!" tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o uso consciente da água. Além disso, reforça a campanha do Cadastro de Usuário de Água, que contempla, além da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, a do Recôncavo Norte e Inhambupe, e a Bacia dos Rios Verde e Jacaré.

O Cadastro Estadual de Usuário de Recursos Hídricos visa conhecer os diversos usos e usuários de água de uma determinada região ou bacia, o que permitirá formar um banco de dados, e identificar os usos predominantes, quem são e onde se concentram os usuários. O objetivo é fazer o levantamento de todos os usuários que fazem captação, lançamento, barramento ou interferências diversas. As informações vão subsidiar a tomada de decisão, visando a garantia dos usos múltiplos de forma racional e sustentável.

O Cadastro de Usuário de Recursos Hídricos é uma ação da Secretaria do Meio Ambiente e do Inema, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA), e através de recursos do Programa Swap Bahia, Banco Mundial.

O cadastramento acontece nas Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA's) do rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte e Inhambupe, além das Bacias Hidrográficas dos rios Verde e Jacaré. O procedimento é obrigatório e gratuito, e está sendo realizado pelos técnicos da empresa Ambientagro Engenharia Ltda, em visita aos empreendimentos (indústrias, fazendas, etc), exceto aquelas que são abastecidas por concessionárias (Embasa, Centrais de Abastecimento, Prefeituras Municipais) ou que utilizam água armazenada da chuva.

Além do cadastro realizado através da visita de técnicos, o usuário também pode se cadastrar no módulo on-line do Cadastro de Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CERH), no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (SEIA), no endereço www.sistema.seia.ba.gov.br.