• .
  • .

Notícias

10/10/2017 16:30

Sema participou de reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido

Nesta terça-feira (10), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram da reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, coordenado pela Casa Civil, com a presença de representantes da SIHS, Cerb, SDR e BahiaAter. Na oportunidade, a Sema apresentou a situação do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE – Bahia).

A diretora de Políticas de Planejamento Ambiental da Sema, Elba Alves, detalhou o PAE-Bahia, apresentando os eixos programáticos estratégicos do programa, a exemplo de erradicação da pobreza, conservação ambiental, valorização da agricultura familiar, entre outros. "O PAE tem aderência com pelo menos duas políticas, a de Convivência com o Semiárido e a de Combate à Desertificação, e poderá ser tratado neste conjunto", comentou.

No âmbito do Plano Nacional de Combate à Desertificação, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), será realizada visita técnica do MMA ao município de Sento Sé, no mês de novembro, para realizar o diagnóstico participativo que irá subsidiar o dimensionamento das intervenções para o plano piloto. Este piloto poderá orientar a implantação das Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática da Região Semiárida (Urad). Na reunião do GT, também foram abordados os dados climáticos do Inema e a situação de algumas barragens no estado.

Participaram do encontro, o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Aderbal de Castro, a assessora do gabinete Luciana Santos, entre outros técnicos e assessores dos órgãos que integram o GT.

Entre os estados nordestinos, a Bahia é o que possui hoje, em extensão geográfica, a maior Área Sujeita à Desertificação (ASD), com 490 mil quilômetros quadrados do Estado, o que equivale a aproximadamente 86,8% do território e 289 municípios localizados no semi-árido.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.