• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo
  • .

Notícias

09/10/2017 15:10

Jovens da Escola Família Agrícola de Rio Real são beneficiados com projeto Educação Ambiental na Agricultura Familiar

No último final de semana (06), estudantes e professores da Escola Família Agrícola (EFA) Litoral Norte do município de Rio Real, foram beneficiados com o curso de Educação Ambiental na Agricultura: fortalecendo e potencializando a ação da juventude do campo baiano.

Educomunicação foi o módulo abordado no encontro. Os participantes debateram sobre os meios de comunicação de massa, comunicação comunitária e produção de conteúdo para as redes sociais. Na oportunidade, também realizaram atividades como a produção de vídeos e criação de programa de rádio. Além da produção de campanha educomunicativa com foco nos projetos de Educação Ambiental que estão sendo construídos ao longo do processo.

De acordo com Gisele Ramos, formada em Comunicação Social e instrutora do módulo, "um dos objetivos dessa formação é estimular o senso crítico da juventude, a partir da reflexão sobre a relação entre mídia e poder, e discutir o papel da comunicação democrática, popular e comunitária. Além de incentivar o protagonismo juvenil e a valorização da cultural local, através da produção de conteúdos midiáticos que ajude na transformação social, formando sujeitos críticos e que intervenham em suas realidades, com foco nas questões ambientais".

O projeto é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), vencedor do edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente e está sendo levado a três Escolas Família Agrícola no estado (Quixabeira, Alogoinhas e Rio Real). O pano de fundo do projeto é fortalecer o jovem do campo, por meio das EFAs, entidade de ensino técnico que permite ao jovem de origem rural conciliar a educação formal com a permanência no campo, através da Pedagogia da Alternância, método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.