• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo
  • .

Notícias

28/09/2017 17:30

Caravana Bahia Sem Fogo visita mais três municípios da Chapada Diamantina

Atuando na prevenção aos incêndios florestais, a Caravana Bahia Sem Fogo continua, no mês de outubro, percorrendo cidades da Chapada Diamantina. O objetivo é estimular e orientar atores locais para multiplicar práticas sustentáveis de prevenção aos incêndios. Os municípios atendidos em outubro serão Xique-Xique (2 e 3/10), Itaetê (29 e 30/10) e Mucugê (25 e 26/10). As oficinas serão desenvolvidas pela Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Seabra.

A Caravana é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Corpo de Bombeiros, integrando o Programa Bahia sem Fogo, que reforça medidas preventivas contra os incêndios florestais no estado da Bahia.

Por meio de oficinas, rodas de conversas e entrega de materiais didáticos, serão apresentadas alternativas de manejo e uso do solo e ações preventivas contra os incêndios florestais. As atividades são abertas a agricultores, professores, sindicatos rurais, brigadistas voluntários, guias turísticos, agentes de saúde e outros interessados. A participação é gratuita e não precisa de inscrição prévia.

Incêndios – Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, coincidindo com o período de estiagem em grande parte da Bahia, dificultando o controle das queimadas. São muitas as causas que levam aos incêndios, o uso do fogo na limpeza de terreno para fins agrícolas ou pastoris e por caçadores no interior de áreas com vegetação nativa; bagas de cigarros lançadas por motoristas que transitam em vias próximas à vegetação, além das queimadas provocadas intencionalmente.

Bahia sem Fogo – O Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio ambiente (Sema) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, é responsável pelas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado.

m
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.