• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo
  • .

Notícias

13/09/2017 16:00

Sema e Inema anunciam GT para intensificar ações de conservação da fauna baiana

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), publicam nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial do Estado, a portaria conjunta que institui o Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de programas, projetos, normas e procedimentos relativos a gestão da fauna na Bahia.

A Sema publicou, no Diário Oficial do Estado do dia 22 de agosto, a Lista Oficial das Espécies Endêmicas da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado da Bahia. A Portaria nº 40, de 21 de agosto de 2017, apresenta 744 espécies classificadas nas categorias Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU), que ficam protegidas de modo integral, ficando proibidas sua coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização no território baiano.

Com a recente publicação, surgiu a necessidade de retomar o GT com objetivo de elaborar ações estratégicas para proteção da fauna no estado. De acordo com o Secretário Geraldo Reis, "o objetivo do grupo é subsidiar ações para preservação das espécies ameaçadas, intensificando as estratégias de fiscalização e aplicação das leis para a conservação da fauna baiana".

A nova portaria conjunta estabelece para o Grupo de Trabalho da Fauna a criação de projetos e procedimentos para uma gestão mais eficiente da fauna na Bahia. “Atuaremos como um sistema de meio ambiente, o Sistema Estadual de Meio Ambiente, desde a concepção das políticas até a execução de projetos para a gestão da fauna. Junto pensaremos as alternativas para estabelecimento de procedimentos, normas e programas que beneficiem a conservação e o manejo da rica fauna baiana”, diz Sara Alves, Coordenadora da Coordenação de Flora e Fauna do INEMA.

O Grupo de Trabalho é formado por representantes da Sema e do Inema e coordenado pela Diretoria de Biodiverdidade do Inema. A coordenação do GT está aberto para terceiros que possam contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos relacionados a preservação da Biodiversidade do Estado da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.