• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo

Notícias

13/09/2017 10:10

Governo intensifica combate ao desmatamento no Extremo Sul

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) coordenaram mais uma reunião da força tarefa contra o desmatamento, no município de Santa Cruz Cabrália, com representantes do Ibama, secretarias municipais de Meio Ambiente de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, Fórum Florestal, Ministério Público de Porto Seguro. No encontro, foram apresentados os avanços no combate ao desmatamento no Extremo-Sul da Bahia, e abordados temas como fiscalização e a busca de atuação conjunta entre Inema, IBAMA, Ministério Público Estadual e Secretarias Municipais das cidades apontadas no atlas do desmatamento publicado pela S.O.S Mata Atlântica.

Até o momento, foi identificada grande área desmatada entre os municípios de Cabrália e Belmonte. No município de Cabrália, 31 Indicativos de Desmatamentos foram vistoriados de um total de 37. A operação resultou na identificação de 3.117,3 hectares incendiados e 131,5 desmatados; emissão de 08 Autos de Infração de Multa; 13 Termos de Embargo; 05 Termos de Apreensão (trator de esteira, motosserras, espingardas, trabucos e ferramentas diversas). Além de 05 Termos de Demolição e Destruição (Fornos de carvão e gaiolas) e um Termo de Soltura de 06 papa-capins. Já em Belmonte, das 98 áreas fiscalizadas todas tiveram ocorrência de queimadas, dentre estas, a maior parte com desmatamentos e ocupação irregular por movimentos sociais.

O Inema continua com as fiscalizações no município de Belmonte para identificação dos responsáveis pelos danos ambientais, para autuações e procedimentos cabíveis. Todas as áreas apontadas pelo relatório serão averiguadas pelas equipes de fiscalização ambiental.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.