• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

12/09/2017 12:10

Governo entrega 30 ha de restauração florestal em Pedra do Cavalo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, entrega amanhã (quarta-feira, 13/09) mais uma ação de enfrentamento à crise hídrica no estado. O Projeto de Recuperação Florestal na APA Lago de Pedra do Cavalo terá evento de encerramento, às 9h, na Secretaria Municipal de Educação do município de Antônio Cardoso, seguido de visita a uma propriedade demonstrativa. Participam, o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, comitiva técnica da pasta, lideranças comunitárias, proprietários das terras beneficiadas e o prefeito de Antônio Cardoso, Antônio Mário Rodrigues.

O projeto de restauração florestal executado na região como experiência piloto integra o escopo do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA-Bahia), financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com investimentos da ordem de R$ 349 mil, foram realizadas ações de recuperação na APA Lago de Pedra do Cavalo, com a implantação de métodos de recuperação em aproximadamente 30 hectares nas áreas de Reserva Legal (RL) de 32 pequenas propriedades ou posses rurais familiares nos municípios de Antônio Cardoso, Santo Estevão e Conceição da Feira, já cadastradas no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). As ações foram iniciadas em julho de 2016.

O projeto realizou oficinas de recuperação de áreas degradadas, de agroecologia, Sistema Agroflorestal (SAF), propagação de mudas nativas e exóticas e meliponicultura. Para fomentar a produção de mudas de espécies nativas nesta região, foram implantados dois viveiros de produção de mudas nativas e frutíferas, um na Comunidade de Murici, no município de Conceição da Feira, e a outro na Comunidade da Ilha, no município de Antônio Cardoso.

A programação do evento de entrega inclui reunião de encerramento da etapa, seguida de visita da comitiva do Governo do Estado a um viveiro e uma propriedade demonstrativa.

SERVIÇO
O quê: Conclusão do Projeto de Recuperação Florestal na APA Lago de Pedra do Cavalo
Quando: quarta-feira, dia 13/09, a partir das 9h
Onde: Secretaria Municipal de Educação do município de Antônio Cardoso / Visita a área de implantação e viveiro