• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

11/09/2017 17:20

Plenárias definem finalização dos Planos de Bacias Hidrográficas

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e os Comitês de Bacias Hidrográficas, iniciam, nesta terça-feira (12), em Irecê, o ciclo de plenárias para deliberação sobre a finalização dos Planos de Bacias Hidrográficas e Propostas de Enquadramento dos Corpos de Água das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré, Paramirim e Santo Onofre e Salitre.

No primeiro encontro, que acontece no Instituto Federal da Bahia (IFBA/Irecê), das 8h30 às 14h30, será discutido o Plano de Bacia Hidrográfica e Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré. De acordo com o titular da Sema, Geraldo Reis, “as plenárias se constituem em um momento ímpar na gestão dos recursos hídricos da Bahia, por se tratarem dos primeiros Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água, construídos na ótica da gestão participativa, a serem deliberados em plenária de comitê”.

Nos próximos dias 15 e 19 de setembro, as plenárias de aprovação dos Planos de Bacias acontecem nas cidades de Macaúbas e Juazeiro, quando será discutida a finalização dos Planos de Bacias Hidrográficas e propostas de enquadramento dos Corpos de Água das Bacias Hidrográficas dos rios Paramirim e Santo Onofre e Salitre.

A iniciativa faz parte do Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e de Recursos Hídricos - SWAP Bahia, com financiamento do Banco Mundial, e vai beneficiar as bacias que são afluentes do Rio São Francisco, e se caracterizam pela escassez de água e necessidade de um gerenciamento efetivo deste recurso, por serem regiões onde ocorrem sérios conflitos pelo uso da água.

Programa SWAP - O SWAP Bahia agrega ainda outros projetos, a exemplo do AVA (Agentes Voluntários da Água), que realizou a formação de 913 agentes, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Cerb, etapa 100% concluída. Também foram concluídos, pelo programa, os relatórios de qualidade e quantidade da água no Estado da Bahia e nas bacias de atuação, e o projeto Rede de Monitoramento Integrado das Águas Subterrâneas e Hidrologia e Clima.

Confira a agenda:
Plenária: Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré.
Data: 12/09 (terça-feira)
Local: Instituto Federal da Bahia (IFBA), avenida 1º de Janeiro, Irecê/Ba
Horário: 8h30 às 14h30

Plenária: Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramentos dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre