• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

11/09/2017 11:31

Sema participou do IV Festival das Baleias, em Prado

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participou, no último sábado (9), do IV Festival das Baleias, em Prado, evento que recebeu o apoio do Governo do Estado. O secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, representou o governador Rui Costa no festival, e foi um dos convidados do evento para discutir a gestão costeira marinha dos municípios da Costa das Baleias. O gestor realizou um bate-papo com prefeitos, secretários e lideranças locais, quando fez a escuta das principais demandas ambientais da região. Na pauta, os representantes abordaram o rápido avanço do mar sobre as praias nos últimos anos.

Participaram da agenda, a prefeita de Prado, Mayra Brito, o organizador do evento, Willian Freitas, entre outros prefeitos, secretários e lideranças da região. O gestor do estado realizou visita a pontos da praia para observar os efeitos do avanço do mar no município de Prado, onde as águas já atingem estradas e se aproximam das barracas de praia. Em algumas praias, a extensão de areia foi reduzida de cerca de 120 metros para apenas 20 metros.

Também foram abordadas questões como a expansão da silvicultura, os recentes encalhes de baleias, entre outros.

Durante o bate-papo com as lideranças, o secretário sugeriu a formação de um comitê regional, com a participação dos órgãos ambientais, para tratar conjuntamente as questões dos municípios da Costa das Baleias. "São problemas complexos, que extrapolam os territórios municipais, por isso merecem uma abordagem ampla, devem ser levados a um patamar mais elevado. Esperamos contribuir para a preservação da imensa riqueza natural do Sul e Extremo Sul da Bahia".

O secretário Geraldo Reis e a prefeita de Prado, Mayra Brito, participaram ainda de plantio simbólico de mudas na praça do município.