• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo

Notícias

08/09/2017 20:30

Agricultores familiares de Belo Campo são beneficiados com o CAR/Cefir

Nesta sexta-feia (08), o governador Rui Costa realizou mais uma entrega de 294 certificados do Cadastro Ambiental Rural, com investimento de R$ 21.123,90, para os agricultores familiares do município de Belo Campo, localizado no sudoeste do Estado. Representando a Secretaria do Meio Ambiente, esteve presente no evento, o assessor técnico Isaac Bonfim.

De acordo com Rui Costa, “o desenvolvimento da Bahia passa pela agricultura familiar. A Bahia é o estado que tem o maior numero de agricultores familiares do país, são 700 mil famílias, cerca de três milhões de pessoas. Para conseguir é preciso que as terras estejam legalizadas, que tenham esses certificados de cadastros ambientais. Por isso contratamos empresas e equipes para fazer o certificado para grupos de agricultores e já entregamos 120 mil certificados. Até o final do governo serão entregues 400 mil títulos”.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Entre os benefícios aos proprietários, está a valorização do imóvel e a possibilidade de acessar créditos agrícolas. O proprietário também fica livre de penalidades decorrentes de possíveis irregularidades declaradas, como falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que os compromissos assumidos sejam cumpridos.

Colaboração: Secom/Governo da Bahia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.