• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo
  • .

Notícias

06/09/2017 20:00

Em Nova York, secretário do Meio Ambiente participa do lançamento do GEF IAP Commodities.

Com a presença da Subsecretária Geral da ONU, e Diretora Regional para América Latina, Jessica Faieta, o Secretário do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, representando o Governador Rui Costa, participou,  em Nova York (EUA), nesta terça-feira (6), do lançamento global do projeto GEF Integrated Approach Pilot (IAP) Commodities - Reduzindo o desmatamento nas cadeias produtivas de commodities. O objetivo é contribuir para a redução do desmatamento nas cadeias produtivas de soja, carne e óleo de palma, em quatro países: Indonésia, Brasil, Libéria e Paraguai. No Brasil, o cerrado baiano será uma das áreas beneficiadas.

Na ocasião, Geraldo Reis afirmou o compromisso do Governo do Estado com o programa para a proteção do bioma Cerrado. A Bahia terá papel de destaque, com a instalação de sede do programa em Barreiras. O GlobalEnvironmentalFacility (GEF) Integrated Approach Pilot (IAP) - Commodities vai destinar cerca de R$ 50 milhões para reduzir o desmatamento associado à produção de soja na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Os propósitos do projeto do GEF prevê a preservação de 40% da região; incentivo ao manejo sustentável na agricultura; planejamento das áreas de expansão e de conservação; aumento da demanda de mercados internacionais responsáveis; e engajamento do setor financeiro no crédito para soja sustentável. O programa como um todo tem como propósito assegurar a gestão sustentável de no mínimo 23 milhões de hectares na Indonésia, Brasil, Libéria e Paraguai, e mitigar a emissão de 80 milhões de toneladas de CO2 no Planeta, com o robusto montante de investimentos da ordem de US$ 34,8 milhões.

Também participaram, representando a ConservaçãoInternacionalBrasil, o vice presidente do Programa Brasil, Rodrigo Medeiros, o gerente de Produção Sustentável, Marcel Viergever, e o diretor de Desenvolvimento e Comunicação, Mauricio Bianco; o presidente da #SociedadeRuralBrasil, Marcelo Vieira; o presidente da Colombian Cofrree Federation, Juan Esteban Orduz; e a diretora de Sustentabilidade da Cadeia de Suprimentos da McDonald's Corporation, Rachael Sherman.

.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.