• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

31/08/2017 17:40

Sema e Inema colaboram com o Plano Mestre do Complexo Portuário de Salvador e Aratu

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, participou nesta quinta-feira, 31, da reunião de apresentação da atualização do Plano Mestre do Complexo Portuário de Salvador e Aratu-Candeias, que está sendo desenvolvido em todos os portos públicos do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do LabTrans (Laboratório de Transportes e Logística).

O Plano Mestre dos Complexos Portuários é um instrumento de planejamento do Governo Federal que contém diagnóstico da situação atual do complexo portuário, a partir do qual se direcionam ações, melhorias e investimentos públicos e privados de curto, médio e longo prazos.

Acompanhado do superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, da Diretora Geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e da Chefe de Gabinete da Sema, Iara Icó, o secretário se reuniu com o coordenador ambiental do Plano Mestre, Jhones Coutinho, com o intuito de alinhar a cooperação técnica para a atualização do documento de planejamento do complexo portuário do estado.

“As equipes técnicas da Sema e Inema estão prontificadas para contribuir com os estudos ambientais de licenças e condicionantes em relação às áreas portuárias, e sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico. Desta maneira, podemos cooperar para o aprimorando da dimensão ambiental do documento de planejamento portuário”, explicou Geraldo Reis.

Para o coordenador da elaboração do novo Plano Mestre, “dialogar com os representantes das instituições ambientais locais nos traz a possibilidade de pactuar um alinhamento de cooperação técnico-informativa, auxiliando na identificação das necessidades e demandas ambientais do Porto de Salvador e Aratu-Candeias e, consequentemente, ajudando na elaboração do documento”, finalizou Coutinho.