• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

24/08/2017 14:30

Sema promove Caravana Água e Cidadania nas Bacias do Rio Grande e Rio das Contas

Com o objetivo de qualificar a atuação dos membros dos comitês de bacia no território baiano e fortalecer o trabalho das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAMS) de cada comitê, a Secretaria do Meio Ambiente, realizou nos dias 15, 17 e 18 de agosto nas Bacias Hidrográficas do Rio Grande e Rio das Contas, a Caravana Água e Cidadania.

Foram realizadas duas oficinas nos municípios de Barreiras e Tanhançu. Na oportunidade, os participantes trocaram experiencias sobre atuação dos Comitês, o que representou uma oportunidade para os segmentos presentes conhecerem o que está sendo feito por cada um deles para o compartilhamento e fortalecimento de ações conjuntas entre os comitês. Além disso, também foi trabalhado o álbum seriado Água e Cidadania.

O álbum é uma proposta da Secretaria do Meio Ambiente e apresenta questões relativas à água, tanto de caráter global quanto àquelas vivenciadas de forma regional e local, com suas peculiaridades e singularidades, na tentativa de traduzir as suas múltiplas funções nos processos vitais. Durante a oficina, os participantes elaboraram um plano de ação com mínimas intervenções possíveis e deverá ser acompanhado pela CT de educação ambiental e mobilização social

De acordo com a diretora de Educação Ambiental, "a Caravana é importante para dar continuidade ao processo formativo dos membros dos Comitês de Bacias, e fortalecer o trabalho com as câmaras técnicas de Educação Ambiental que compõem esses colegiados".

A Caravana “Água e Cidadania” já passou pelos comitês do Leste e do PIJ, e até o final de 2017 percorrerá os Comitês do FRABs, Salitre e Paso.