• .
  • .

Notícias

10/08/2017 10:40

Sema realiza curso de Sustentabilidade na Administração Pública

c

Com o objetivo de incentivar o planejamento para órgãos e entidades estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos no poder público, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do programa Formar, realiza o curso de Sustentabilidade na Administração Pública da A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. A capacitação foi iniciada dia 8 de agosto e segue até esta quinta (10), em dois turnos, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, localizada nos Barris.

O curso atende a órgãos públicos de diversos estados. Consultores abordam diversas temáticas, desde responsabilidade ambiental até conceitos de sensibilização e capacitação. Além disso, há espaço para que os servidores apresentem propostas e compartilhem experiências, debatendo mecanismos que resultem em mais eficiência no uso dos recursos naturais nas instituições públicas.

Segundo a consultora Patrícia Fazano, “o curso busca implantar boas práticas de sustentabilidade dentro da administração pública para instituições governamentais em vários níveis governo. Podendo economizar água, energia, racionar o uso de copos plásticos, garrafas de água, e pensar no desenvolvimento sustentável como um todo, sempre voltado para a administração pública”, explicou.

O servidor George Ávila, do Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe, avaliou o curso de forma positiva. “Há uma quantidade interessante de materiais e casos apresentados pelos participantes e consultores, dessa forma, a capacitação faz uma troca de informações sobre medidas que podem ser implementadas nas diversas organizações do poder público”, relatou.

Implantação de sistemas para reaproveitamento de água, redução de consumo de energia com a instalação de sensores de presença em escadas e corredores, conscientização do uso racional da água, além de campanhas para convencimento e exposição de resultados para funcionários foram algumas das propostas discutidas para minimizar o desperdício no ambiente profissional e até mesmo nas casas dos servidores.

A3P - A A3P, Agenda Ambiental na Administração Pública, é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. Era preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, como reduzir os gastos, como gerar o mínimo de rejeitos, como adquirir produtos que causassem menos danos ao meio ambiente, em suma, como implantar um programa de sustentabilidade na administração pública. Para tanto foi preciso repensar os padrões de produção e consumo do setor público e, em contrapartida, buscar estratégias que fossem inovadoras. Essas estratégias, foi percebido, estariam associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais.

Programa Formar - O Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Formar tem como objetivo estruturar, na Bahia, ações de desenvolvimento de pessoas que atuam na área ambiental em sintonia com as demandas do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), potencializando recursos e esforços.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama), estruturou o Formar para ofertar capacitação, mediante a implantação de um programa integrado de formação continuada. O Programa investe em processos de aprimoramento da gestão pública, dentre os quais, processos educativos, no intuito de criar as condições indispensáveis para o alcance da eficiência na implantação e execução de políticas públicas voltadas para gestão ambiental, além de cooperação para responder, com efetividade, às demandas da sociedade baiana.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.