• Cefir nos municípios
  • Banner Recadastramento do Servidor
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo

Notícias

09/08/2017 14:40

Sema inicia formação em Educação Ambiental para a juventude do campo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciam, nesta sexta-feira (11/08), o projeto Educação Ambiental na Agricultura Familiar: fortalecendo e potencializando a ação da juventude do campo baiano. O projeto será desenvolvido em três Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), nos municípios de Quixabeira, Rio Real e Alagoinhas, contemplando 150 jovens entre 16 e 29 anos, provenientes de 38 municípios com predominância de economia agrícola de baixa renda e que possuem pequenas unidades produtivas ainda com pouco acesso à assistência técnica e ao crédito rural.

O projeto tem como principal objetivo o fomento à sustentabilidade na agricultura familiar a partir de processos educativos e intervenções socioambientais que incentivem a incorporação de práticas produtivas sustentáveis e que estimulem a reflexão/transformação das relações sociais e de produção no campo.

A formação acontecerá em cinco módulos presenciais, nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, com um total de 160 horas, sendo cinco turmas com 30 participantes cada. Serão duas turmas em Rio Real, duas turmas em Quixabeira e uma turma em Alagoinhas. Os módulos contemplam as temáticas Elaboração de Projetos Socioambientais e Metodologias Participativas, Agroecologia, Educomunicação e Cadastro Ambiental Rural (CAR/CEFIR).

No mês de agosto, de 11 a 13, acontece o módulo de Agroecologia, na Escola Família Agrícola do Litoral Norte, em Rio Real; de 12 a 14/08, será realizado o módulo de Elaboração de Projetos Socioambientais e Metodologias Participativas, na Escola Família Agrícola de Jaboticaba, em Quixabeira; e de 19 a 21/08, o mesmo conteúdo será desenvolvido na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas, em Alagoinhas. As atividades acontecem sempre das 8h às 18h. O calendário completo até dezembro pode ser conferido em anexo.

No ano de 2016, o tema do CAR/CEFIR foi apresentado pelo projeto nas escolas de Quixabeira e Alagoinhas. Estes módulos tiveram como objetivo informar os alunos sobre o objetivo e a importância do Cadastro Ambiental Rural para os agricultores.

"O projeto deve contribuir para a formação de agentes populares que possam multiplicar saberes e debater e buscar soluções socioambientalmente adequadas junto a suas comunidades e famílias. Por meio da educação ambiental, pretendemos potencializar as iniciativas já existentes e fomentar a criação de novas, envolvendo jovens, educadores e comunidades, tendo como resultado a construção de alternativas para os problemas socioambientais enfrentados", explica a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Zanna Matos. "Vale ressaltar que a Bahia é o estado com maior quantidade e proporção de agricultores familiares no Brasil, são 680 mil famílias. Mais de 20% das famílias, dos trabalhadores e dos jovens da Bahia são agricultores familiares".

Parcerias - Esta ação resulta de uma demanda das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), e atende às diretrizes do Programa Estadual de Apoio Técnico-Financeiro às EFAs e Escolas Familiares Rurais (EFRs) do Estado da Bahia, sendo fruto de convênio celebrado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2014, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

b
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.