• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

16/07/2017 16:10

Rui Costa entrega certificados de Cadastro Ambiental Rural a agricultores familiares em Guanambi

Em visita ao município de Guanambi, localizado no sudoeste do estado, o governador Rui Costa entregou, simbolicamente, neste sábado (15), aos agricultores familiares de Candiba, Caculé, Igaporã, Iuiú, Urandi e Guanambi 4.447 certificados de Cadastro Ambiental Rural. Na ocasião, foi inaugurada uma Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Lagoinha Vasconcelos, e o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Regional de Guanambi, para o qual o governador anunciou mais 15 novos leitos de unidade semi intensiva.

Em conversa com o público, o governador destacou a importância do agricultor em aderir ao cadastramento do Cefir/CAR. “O objetivo do cadastro, além de servir como uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento, é garantir a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras para os produtores familiares, exigência legal a partir de dezembro de 2017”.

O cadastramento dos proprietários rurais com até com até 4 módulos fiscais do Território de Identidade do Sertão Produtivo teve um investimento de R$ 401.368 (Quatrocentos e um mil, trezentos e setenta e três reais). “A realização do CEfir/CAR é obrigatório, mas o governo do estado estabeleceu uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo da Amazônia, e o cadastramento realizado no estado da Bahia é gratuito para o agricultor familiar”, explicou o coordenador da Unidade Regional do Sudoeste do Inema, Glauber Oliveira.

No âmbito do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental realizado pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.