• Cefir nos municípios
  • Banner Recadastramento do Servidor
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo

Notícias

12/06/2017 10:50

Programas de qualidade da água são apresentados em reunião do CONERH/BA

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Bahia (CONERH/BA) realizou na sexta-feira (9), a 34ª reunião ordinária do órgão colegiado. Entre as pautas discutidas, destacam-se as apresentações do relatório do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA) e do Programa Nacional de Vigilância de qualidade de Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA).

A reunião do Conerh/BA contou com a presença do secretário de Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, presidente do Conselho, que conheceu os objetivos dos programas. O encontro aconteceu no auditório da Companhia de Engenharia Hídrico (Cerb) e contou também com a participação da Diretora Geral do Inema, Márcia Telles, e do Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Aderbal de Castro Filho.

O Diretor de Águas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, explicou que o programa Qualiágua, iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), tem o objetivo de estimular financeiramente os Estados por atingir metas relacionadas ao monitoramento e à divulgação dos dados. “Desta maneira, contribui-se para a gestão sistemática dos recursos hídricos sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil”.

De acordo com Topázio, o relatório anual das atividades, com a situação das metas do programa Qualiágua referente à certificação do primeiro período, indica que as metas foram alcançadas com êxito pelo Inema, que é o órgão executor do monitoramento. “O documento visa atender a obrigatoriedade de encaminhamento ao CONERH/BA, de acordo com o contrato do órgão no âmbito do Programa Qualiágua.

“O Inema agora aguarda as análises da ANA relativas às duas campanhas de monitoramento do segundo período de certificação e a confirmação da certificação do primeiro período das metas estruturantes”, explicou o diretor.

Programa Vigiágua - Em relação a apresentação do Programa Vigiágua, o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), Cleriston Sampaio, detalhou o programa aos conselheiros presentes, destacando o ciclo de contaminação da água para o consumo humano e as ações do programa em relação a contaminação por meio de agrotóxico.

Para o palestrante, “o programa tem objetivo de vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água para o consumo humano, que garantem à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção de saúde".

O Conerh é um órgão superior do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com caráter consultivo, normativo, deliberativo, recursal e de representação para atuar na defesa e proteção dos recursos hídricos, tendo por finalidade formular, em caráter suplementar, a Política Estadual de Recursos Hídricos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.