• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

18/05/2017 16:20

Sema e Inema recepcionam jovens do Programa Primeiro Emprego

Na manhã dessa quinta-feira (18), os 36 jovens egressos da Rede Estadual de Educação Profissional, contratados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio do Programa Primeiro Emprego, foram recepcionados durante seminário integrado para acolhimento dos profissionais.

Realizado pela Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), o evento também reuniu, no auditório da Secretaria de Educação (Sec), representantes de secretarias estaduais, da Flem, coordenadores de RH e egressos que trabalharam nas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Turismo e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Representando o secretário Geraldo Reis, a assessora de gestão e planejamento da Sema, Eva Borges, falou sobre a importância do primeiro emprego como alicerce para a formação profissional dos jovens. “Esse período tem que ser bastante produtivo para esses jovens, será um momento em que eles colocarão em prática tudo que aprendeu na escola ou no curso técnico, e o apoio de todos nós será fundamental para a construção futura de cada um”.

Durante o seminário, os jovens conheceram as estruturas das secretarias e órgãos onde vão trabalhar, aprenderam sobre os aspectos gerais do programa e tiraram dúvidas sobre trâmites burocráticos, documentação, direitos trabalhistas, e também houve a assinatura do Termo de Anuência entre as secretarias estaduais, Inema, UNEB e a FLEM, para a execução do Programa.

Atenta às informações, Beatriz Stephanie Martins, que já trabalha na Coordenação de Suporte e Manutenção da Sema (Itic/Sema), garante que já aprendeu muita coisa nessa fase inicial do primeiro emprego. “Eu estou há quatro semanas na Sema, e estou tendo uma grande oportunidade para exercitar os conhecimentos teóricos que adquiri no ensino técnico integrado, além de suprir a deficiência de algumas informações que eu não sabia”.

Quem também comemora o ingresso no mercado de trabalho é a jovem Naiara Sena, moradora de Fazenda Coutos, que vai integrar o grupo dos 33 egressos que irão para o Inema. “O governo do estado está nos dando mais que uma oportunidade de entrar no mercado profissional, mas uma oportunidade para a nossa vida!”.

Lançado em novembro de 2016, o programa irá contratar, até 2018, nove mil jovens da Rede Estadual de Educação Profissional. De acordo com o superintendente-geral da Flem, Jones Carvalho, “além de ampliar a capacidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho, o Programa irá contribuir para reduzir a vulnerabilidade socioeconômica, aprimorar os conhecimentos dos jovens e, consequentemente, melhorar a qualidade do funcionamento dos serviços públicos”.

.