• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo
  • .

Notícias

20/04/2017 17:40

Governo realiza entregas do Cefir e do Programa Água Doce no Festival do Umbu

No próximo dia 28 de abril, durante a programação oficial da 9ª Edição do Festival do Umbu, em Uauá, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), fará a entrega de ações para acesso à água de boa qualidade para consumo humano e de certificados de regularização florestal para agricultores familiares.

O evento acontece às 10h, na Praça São João Batista (Uauá), com a participação do titular da Sema, Geraldo Reis, e de representantes do INEMA. Na oportunidade, serão entregues certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para 3.815 agricultores familiares de Uauá, Curaçá, Monte Santo, Jaguarari e Euclides da Cunha.

O Cefir corresponde, no Estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal, criado pelo Código Florestal Brasileiro. Para proprietários ou possuidores de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais, a Sema/Inema oferecem o serviço gratuitamente, com o suporte financeiro do BNDES. O principal objetivo do Cefir é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.

Programa Água Doce

A Sema também fará a entrega de novos sistemas de dessanilização do Programa Água Doce (PAD), que beneficiará cerca de 1.970 famílias de 18 comunidades rurais de Uauá, com um investimento de R$ 2 milhões. O PAD é uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente. Na Bahia, o programa é coordenado pela SEMA com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação ou recuperação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural.

Sustentabilidade

A abertura da 9ª Edição do Festival do Umbu acontecerá às 11h do dia 28, na Praça São João Batista (Uauá), e tem como tema Integração dos Sistemas Produtivos do Semiárido. Realizado anualmente pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), desde 2008, o Festival do Umbu celebra o potencial do umbu como fonte de renda, melhoria da qualidade de vida e organização das famílias do semiárido, dando visibilidade à gestão cooperativista local e aos produtos da sociobiodiversidade. Fortalece as parcerias institucionais, socializando experiências de grupos comunitários da agricultura familiar.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.