• Educação Ambiental para a Juventude do Campo

17/03/2017 16:20

Programa Formar oferece cursos de estruturação da gestão ambiental municipal

O Programa Formar já tem agenda neste mês de março com o Encontro Formativo do Curso Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco, no âmbito do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), que acontece nos municípios de Barreiras (BA), Propriá (SE), Paulo Afonso (BA), Petrolina (PE) e Xique-xique (BA), entre os dias 23 e 31 de março.

As capacitações são do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania (SAIC) e da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHU), e conta com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através da Diretoria de Estudos Avançados de Meio Ambiente (Deama), que inseriu esta programação no calendário do Programa FORMAR, na Bahia.

Já o curso de Gestão Democrática e Participativa: Partilhando o Poder nas Entidades Colegiadas, será realizado no município de Piatã, no dia 23 de março.

O Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (Sema), investe em processos de aprimoramento da gestão pública, dentre os quais, processos educativos, no intuito de criar as condições indispensáveis para o alcance da eficiência na implantação e execução de políticas públicas voltadas para gestão ambiental, além de cooperação para responder, com efetividade, às demandas da sociedade baiana.

O curso tem a proposta de realizar diagnósticos da realidade local, com o objetivo do ampliar a percepção dos participantes sobre as temáticas tratadas para atuar de forma planejada em prol da gestão ambiental de seu município.

A modalidade do curso será semipresencial, com 16 horas presenciais e 80 horas à distância. "A escolha da modalidade à distância é devido à escala de matrículas que se pretende alcançar e também à dispersão geográfica dos municípios. O desenvolvimento do curso a distância será realizado na plataforma Moodle, o que permitirá a troca de experiências entre os envolvidos com a supervisão técnica de gestores ambientais que possuem experiência na temática e que atuarão como tutores do processo formativo", explicou a Diretora de Estudos Avançados de Meio Ambiente, Kitty Tavares.

Esta capacitação tem a finalidade de discutir a importância da participação no processo de democratização da gestão pública socioambiental. O Público Alvo contempla membros de Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio de Contas e membros do Conselho Gestor da ARIE Nascentes do Rio de Contas.

Os cursos possuem vagas limitadas. As inscrições estão sendo feitas no endereço eventos.meioambiente.ba.gov.br. Após a realização, os participantes serão selecionados e receberão um e-mail de confirmação.

Serviço:

Município: Barreiras
Data: 30 a 31/03
Local: Rua do Retiro Qd T, Lote NI. Ponto de referência: Retiro São Bento. Bairro: Vila Rica
Público alvo – Representantes da Sociedade Civil, gestores, técnicos e agentes públicos.

Município: Propriá (SE)
Data: 29 a 30/03
Local: Praça Santa Luzia - UNIT Nº 105 Bloco E, sala de transmissão simultânea. Bairro: Centro.

Município: Paulo Afonso (BA)
Data: 27 a 28/03
Local: Hotel Belvedere. Avenida Apolônio Sales Nº 457 - PAULO AFONSO (BA)

Município: Petrolina (PE)
Data: 23 a 24/03
Local: Hotel Petrolina Palace Nº 845 Avenida Cardoso de Sá.
Bairro - Centro de Petrolina

Município: Xique-xique
Data: 27 a 28/03
Local: Rua João Guimarães Nº1032 UNEB. Bairro – São Francisco