• Mapeamento
  • CADASTRO ESTADUAL DE ENTIDADES SOCIOAMBIENTALISTAS
  • Bahia Rural
  • Cefir nos municípios
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Notícias

17/03/2017 13:00

Sema marca presença na sessão especial em comemoração ao Dia Nacional dos Animais

Celebrado, anualmente, no dia 14 de março, o Dia Nacional dos Animais foi marcado por uma sessão especial, realizada, no dia 16/03, no Auditório da Assembléia Legistativa da Bahia (ALBA), promovida pelo deputado estadual José de Arimatéia (PRB-BA).

Na abertura do evento, foi realizada a Feira de Adoção Animal no estacionamento da ALBA, para que as pessoas pudessem proporcionar um novo lar aos animais abandonados presentes na feira.

Já a sessão especial foi um  momento para discutir a atual situação dos animais no estado da Bahia, assunto também relacionado a um problema de saúde pública, que afeta o meio ambiente, a população dos animais e seres humanos. No evento também foi discutido o Projeto de Lei 20.444/2013, que obriga o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente em todo o Estado, além da sua Indicação para a construção de um Hospital Público Veterinário na Bahia.

O bem-estar e maus tratos a eqüinos na Bahia também foi pauta no Plenário, além da adoção responsável. De acordo com o deputado estadual José de Arimatéia (PRB-BA), “a adoção de um animal é um ato de amor e requer muita responsabilidade, por isso, é importante atentar-se antecipadamente a algumas regras da posse responsável de cães e gatos pode evitar ou pelo menos ajudar a diminuir os altos índices de abandono destes seres”.

Para o representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (Sema), diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas, Murilo Figueredo, a sessão teve uma proposição de tema sublime e possui um relação direta com o cotidiano da sociedade. "É necessário intensificar as ações de sensibilização para ampliar a prática da adoção de animais dos abrigos, diminuindo o número dos abandonos, proporcionando moradia e bem-estar a esses animais."

Participaram da sessão especial, o deputado estadual Aderbal Caldas (PP-BA), o Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Adriano de Sá Bouzas, o diretor das Unidades dos Hospitais Veterinários de São Paulo, Lucas Freitas, o professor e veterinário em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia, Domingos Rodrigues Dias, a presidente da Associação Protetora dos Animais (APA) em Feira de Santana, Maria das Graças, da Sub Gerente de Ações Básicas do Centro de Controle Zoonoses, Ana Galvão, o coordenador de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), Ramon Saavedra.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.