• Cefir nos municípios
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • .

Notícias

17/03/2017 09:40

Sema realiza visitas técnicas em continuidade ao Projeto de revitalização do Rio Cachoeira

Em continuidade ao processo de mobilização e articulação institucional do Plano de Revitalização do Rio Cachoeira, a Superintendência de Estudos e Projetos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) vem realizando visitas técnicas, neste mês, nos assentamentos dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Buerarema e Ibicaraí, com o objetivo de fomentar o diálogo com os atores contemplados pela restauração florestal no escopo do Projeto Cachoeira.

Esta articulação institucional vem sendo construída em níveis regionais e territoriais, dentro do Comitê de Bacia do Leste e colegiados territoriais, até níveis locais com agricultores familiares e assentamentos de reforma agrária, com a colaboração de academias, prefeituras, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Embasa, sindicatos, e outros.

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos de Biodiversidade e Florestas da secretaria, Luciana Santa Rita, “nessas visitas são apresentadas as ações do projeto, de forma dialogada e articulada, no intuito de proporcionar um alinhamento entre informações e propostas em prol da revitalização do rio cachoeira. O interessante é que, nesses espaços de conversa, os atores locais possam expor suas experiências e interagir ao máximo nessa construção. É fundamental a participação dos atores regionais, territoriais e locais nesse processo de elaboração de estratégias em prol da revitalização, pois estes são os maiores interessados. A proposta do Plano Estratégico não é que seja um documento de gabinete, mas que possa ser apropriado, utilizado e aprimorado pelos atores chaves da bacia do Cachoeira, com o objetivo de aumento na qualidade e vazão hídrica, melhorando assim, a qualidade ambiental e de vida de seus habitantes”

De acordo com o especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema, a visita também tem a finalidade de acompanhar outra ação em desenvolvimento no Projeto de Revitalização do Cachoeira, a restauração florestal. “Foi iniciado a implementação de 150 hectares de Sistemas Agroflorestais em Assentamentos da Reforma Agrária localizados na bacia, objetivando estimular e efetuar não só a recuperação ambiental das áreas, como também a produção sustentável”, finalizou Alexandre.

O Plano de Revitalização do Rio Cachoeira é uma ação do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA – Bahia), desenhado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse Plano visa à recuperação e preservação de nascentes e cursos d’água na Bacia do Rio Cachoeira, bem como o desenvolvimento de ações que promovam melhoria na qualidade dos corpos d’água.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.